No javascript ETIC | Curso Creature Animation Creature Animation – ETIC

Pedir informações

    Creature Animation

    CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

    Coordenação: FONZO ROMANO

    Duração: 120 horas

    Data: Março de 2025

    Horário: 3.ª feira / 19h – 22h (presencial)
    Sábado / 9h – 12h (online)

    Participantes: Máximo 16 alunos

    Idiomas: Português e Inglês

    Formato: Aulas projetuais em regime misto (presencial e online)

    CANDIDATURA

    Apresentação / Presentation

    Transforme a sua paixão pela animação em mestria com este curso único em Portugal. Com dicas privilegiadas, fluxos de trabalho profissionais e técnicas avançadas, ficará equipado para criar animações que cativam audiências em todo o mundo.

    · Instrução orientada por especialistas: Aprenda diretamente com um profissional da indústria que já “fez de tudo”, desde filmes e séries de grande sucesso como House of the Dragon, The Lion King e Avengers: Endgame, e muito mais;
    · Foco especializado: Mergulhe profundamente na mecânica e na arte do movimento de criaturas realistas e fantásticas;
    · Aprendizagem prática: Anime quadrúpedes realistas e criaturas voadoras majestosas, aplicando fluxos de trabalho profissionais e técnicas padrão do setor;
    · Projetos prontos para portefólio: Termine o curso com reels de animação de alto calibre, mostrando corridas dinâmicas de quadrúpedes, saltos e vôos de dragões que se destacam em qualquer portefólio;
    · Desenvolvimento de carreira: Obtenha informações, feedback e orientação de alguém que sabe o que é necessário para prosperar na indústria da animação.

    Transform your passion for animation into mastery with this one-of-a-kind course in Portugal. With insider tips, professional workflows, and advanced techniques, you’ll be equipped to create jaw-dropping animations that captivate audiences worldwide.

    · Expert-Led Instruction: Learn directly from an industry professional who has “done it all,” from blockbuster films and series like House of the Dragon, The Lion King and Avengers: Endgame, and more;
    · Specialized Focus: Dive deep into the mechanics and artistry of realistic and fantastical creature movement;
    · Hands-On Learning: Animate lifelike quadrupeds and majestic flying creatures, applying professional workflows and industry-standard techniques;
    · Portfolio-Ready Projects: Graduate with high-caliber animation reels showcasing dynamic quadruped runs, leaps, and dragon flights that stand out in any portfolio;
    · Career Acceleration: Gain insights, feedback, and mentorship from someone who knows what it takes to thrive in the animation industry.

    OBJETIVOS GERAIS / GENERAL OBJECTIVES

    · Anatomia e biomecânica avançadas para quadrúpedes: passeios, trotes, galopes e sprints;
    · Dinâmica de criaturas aladas: desde a mecânica de voo inspirada nas aves até à conceção de uma locomoção de dragão credível;
    · Integrar a física e a personalidade para dar vida às criaturas;
    · Dicas e truques para tornar as suas animações prontas para a indústria e aprovadas pelo estúdio.

    · Advanced anatomy and biomechanics for quadrupeds: walks, trots, canters, and sprints;
    · Winged creature dynamics: from bird-inspired flight mechanics to designing believable dragon locomotion;
    · Integrating physics and personality to bring creatures to life;
    · Tips and tricks to make your animations industry-ready and studio-approved.

    COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER / SKILLS TO DEVELOP

    · Domínio de Animação de criaturas de qualquer tamanho, peso ou forma;
    · Saber utilizar referência, fazer ciclos e clips, animar qualquer tipo de locomoção e transicionar entre qualquer locomoção, terrestre ou aérea.

    · Mastery of Animation of creatures of any size, weight or shape;
    · Know how to use references, make cycles and clips, animate any type of locomotion and transition between any locomotion, land or air.

    PROGRAMA DE ESTÁGIOS / INTERNSHIP PROGRAM

    Os alunos ETIC podem candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    ETIC students can apply for an internship at a Portuguese company in the course area through the Department of Professional Integration and Erasmus+.

    COORDENAÇÃO / COORDINATION
    FONZO ROMANO
    Lead Animator no House of the Dragon. Lead Animator no The Marvels.
    Saber +

    · Trabalhou na ILM, Framestore, MPC, DNEG, Trixter, Pixomondo, The Third Floor, Agora VFX;
    · Ganhou o Óscar de Melhor VFX em The Jungle Book com a MPC;
    · Lecionou 5 anos no PIXL VISN, uma das escolas de VFX mais conceituadas internacionalmente;
    · Trabalhou em filmes como: O Rei Leão, Avengers: Endgame, Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho, Animais Fantásticos, A Vida no Planeta, O Mandaloriano, O Livro da Selva, entre outros.

    · Worked in ILM, Framestore, MPC, DNEG, Trixter, Pixomondo, The Third Floor, Agora VFX;
    · Win the Oscar of the Best VFX in The Jungle Book with MPC;
    · Taught 5 years in PIXL VISN, one of the most internationally rated schools in VFX;
    · Worked in films such as: The Lion King, Avengers: Endgame, Guardians of the Galaxy, Doctor Strange, Fantastic Beasts, Life on our Planet, The Mandalorian, Jungle Book, among others.

    PROFESSOR / TEACHER
    FONZO ROMANO

    PLANO CURRICULAR

    MÓDULO 1 // INTRO A LOCOMOTION

    · Introdução a rigs de criaturas, ao conceito de ciclos de animação, referências do mundo real e planeamento de um clip de animação bípede.

    MÓDULO 2 // QUAD WALK CYCLE

    · Desenvolvimento, do princípio do fim, de um ciclo de animação simples para uma criatura quadrúpede;
    · Diferenças entre criaturas de tamanhos, pesos e fisionomias diversos (gato, leão, cão, lobo, rinoceronte, elefante, criaturas de fantasia);
    · Técnicas para tornar um ciclo “vivo” e apresentação do mesmo;
    · Diferentes utilizações possíveis de um ciclo e como adaptá-lo.

    Módulo 3 // GAIT CHANGES

    · Introdução a outros tipos de locomoção de diferentes velocidades;
    · Mudanças de velocidade e gait, início e fim de locomoção;
    · Técnicas de intercalação de ciclos e clips diferentes.

    MÓDULO 4 // PROJETO QUAD CREATURE

    · Storytelling e teoria de câmera – como fazer uma sequência brilhar;
    · Projeto de shot para showreel com múltiplas criaturas;
    · Sessões de acompanhamento pessoal constantes.

    MÓDULO 5 // FLIGHT

    · Animação de asas e criaturas voadoras;
    · Flight cycle com dragão.

    MÓDULO 6 // PROJETO AIR

    · Projeto de shot para showreel com criatura voadora;
    · Sessões de acompanhamento pessoal constantes.

    MÓDULO 7 // CAREER MANAGEMENT AND PLANNING

    · Planeamento de showreel nível profissional;
    · Discussão sobre o mundo profissional e gestão de carreira.

    CERTIFICAÇÃO

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    ∙ Conhecimentos de Maya na vertente de animação;
    ∙ Domínio básico da língua inglesa;
    ∙ Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
    ∙ Apresentação de portefólio ou showreel;
    ∙ Entrevista.

    CONDIÇÕES

    Inscrição:
    180€.

    Opções de pagamento para residentes:
    Pronto pagamento: 1.980€ (10% desconto incluído).
    3 prestações: 733,33€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    Pronto pagamento: 1.980€ (10% desconto incluído).

    Outros descontos:
    Ex-alunos (6% de desconto).

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.