Apresentação / Presentation
Transforme a sua paixão pela animação em mestria com este curso único em Portugal. Com dicas privilegiadas, fluxos de trabalho profissionais e técnicas avançadas, ficará equipado para criar animações que cativam audiências em todo o mundo.
· Instrução orientada por especialistas: Aprenda diretamente com um profissional da indústria que já “fez de tudo”, desde filmes e séries de grande sucesso como House of the Dragon, The Lion King e Avengers: Endgame, e muito mais;
· Foco especializado: Mergulhe profundamente na mecânica e na arte do movimento de criaturas realistas e fantásticas;
· Aprendizagem prática: Anime quadrúpedes realistas e criaturas voadoras majestosas, aplicando fluxos de trabalho profissionais e técnicas padrão do setor;
· Projetos prontos para portefólio: Termine o curso com reels de animação de alto calibre, mostrando corridas dinâmicas de quadrúpedes, saltos e vôos de dragões que se destacam em qualquer portefólio;
· Desenvolvimento de carreira: Obtenha informações, feedback e orientação de alguém que sabe o que é necessário para prosperar na indústria da animação.
Transform your passion for animation into mastery with this one-of-a-kind course in Portugal. With insider tips, professional workflows, and advanced techniques, you’ll be equipped to create jaw-dropping animations that captivate audiences worldwide.
· Expert-Led Instruction: Learn directly from an industry professional who has “done it all,” from blockbuster films and series like House of the Dragon, The Lion King and Avengers: Endgame, and more;
· Specialized Focus: Dive deep into the mechanics and artistry of realistic and fantastical creature movement;
· Hands-On Learning: Animate lifelike quadrupeds and majestic flying creatures, applying professional workflows and industry-standard techniques;
· Portfolio-Ready Projects: Graduate with high-caliber animation reels showcasing dynamic quadruped runs, leaps, and dragon flights that stand out in any portfolio;
· Career Acceleration: Gain insights, feedback, and mentorship from someone who knows what it takes to thrive in the animation industry.
OBJETIVOS GERAIS / GENERAL OBJECTIVES
· Anatomia e biomecânica avançadas para quadrúpedes: passeios, trotes, galopes e sprints;
· Dinâmica de criaturas aladas: desde a mecânica de voo inspirada nas aves até à conceção de uma locomoção de dragão credível;
· Integrar a física e a personalidade para dar vida às criaturas;
· Dicas e truques para tornar as suas animações prontas para a indústria e aprovadas pelo estúdio.
· Advanced anatomy and biomechanics for quadrupeds: walks, trots, canters, and sprints;
· Winged creature dynamics: from bird-inspired flight mechanics to designing believable dragon locomotion;
· Integrating physics and personality to bring creatures to life;
· Tips and tricks to make your animations industry-ready and studio-approved.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER / SKILLS TO DEVELOP
· Domínio de Animação de criaturas de qualquer tamanho, peso ou forma;
· Saber utilizar referência, fazer ciclos e clips, animar qualquer tipo de locomoção e transicionar entre qualquer locomoção, terrestre ou aérea.
· Mastery of Animation of creatures of any size, weight or shape;
· Know how to use references, make cycles and clips, animate any type of locomotion and transition between any locomotion, land or air.
PROGRAMA DE ESTÁGIOS / INTERNSHIP PROGRAM
Os alunos ETIC podem candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
ETIC students can apply for an internship at a Portuguese company in the course area through the Department of Professional Integration and Erasmus+.
COORDENAÇÃO / COORDINATION
FONZO ROMANO
Lead Animator no House of the Dragon. Lead Animator no The Marvels.
Saber +
· Trabalhou na ILM, Framestore, MPC, DNEG, Trixter, Pixomondo, The Third Floor, Agora VFX;
· Ganhou o Óscar de Melhor VFX em The Jungle Book com a MPC;
· Lecionou 5 anos no PIXL VISN, uma das escolas de VFX mais conceituadas internacionalmente;
· Trabalhou em filmes como: O Rei Leão, Avengers: Endgame, Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho, Animais Fantásticos, A Vida no Planeta, O Mandaloriano, O Livro da Selva, entre outros.
· Worked in ILM, Framestore, MPC, DNEG, Trixter, Pixomondo, The Third Floor, Agora VFX;
· Win the Oscar of the Best VFX in The Jungle Book with MPC;
· Taught 5 years in PIXL VISN, one of the most internationally rated schools in VFX;
· Worked in films such as: The Lion King, Avengers: Endgame, Guardians of the Galaxy, Doctor Strange, Fantastic Beasts, Life on our Planet, The Mandalorian, Jungle Book, among others.
PROFESSOR / TEACHER
FONZO ROMANO
PLANO CURRICULAR
· Introdução a rigs de criaturas, ao conceito de ciclos de animação, referências do mundo real e planeamento de um clip de animação bípede.
· Desenvolvimento, do princípio do fim, de um ciclo de animação simples para uma criatura quadrúpede;
· Diferenças entre criaturas de tamanhos, pesos e fisionomias diversos (gato, leão, cão, lobo, rinoceronte, elefante, criaturas de fantasia);
· Técnicas para tornar um ciclo “vivo” e apresentação do mesmo;
· Diferentes utilizações possíveis de um ciclo e como adaptá-lo.
· Introdução a outros tipos de locomoção de diferentes velocidades;
· Mudanças de velocidade e gait, início e fim de locomoção;
· Técnicas de intercalação de ciclos e clips diferentes.
· Storytelling e teoria de câmera – como fazer uma sequência brilhar;
· Projeto de shot para showreel com múltiplas criaturas;
· Sessões de acompanhamento pessoal constantes.
· Animação de asas e criaturas voadoras;
· Flight cycle com dragão.
· Projeto de shot para showreel com criatura voadora;
· Sessões de acompanhamento pessoal constantes.
· Planeamento de showreel nível profissional;
· Discussão sobre o mundo profissional e gestão de carreira.
CERTIFICAÇÃO
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
CANDIDATURA
Requisitos:
∙ Conhecimentos de Maya na vertente de animação;
∙ Domínio básico da língua inglesa;
∙ Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
∙ Apresentação de portefólio ou showreel;
∙ Entrevista.
CONDIÇÕES
Inscrição:
180€.
Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 1.980€ (10% desconto incluído).
3 prestações: 733,33€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 1.980€ (10% desconto incluído).
Outros descontos:
Ex-alunos (6% de desconto).
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.